FAQ

Aqui estão as perguntas mais frequentes dos
nossos clientes! Caso fique qualquer dúvida,
entre em contato com a gente ::)

assista aos vídeos aqui

Nova Zerezes 

  • O que muda na ''nova Zerezes''?
    • Muda pouco, mas muda tudo! Na essência, continuamos questionando a forma como as coisas são feitas! Continuamos colocando as pessoas no centro de tudo o que fazemos, perseguindo o máximo de simplicidade e praticidade através de experiências incríveis durante todo o processo de escolha de um óculos! A diferença é que estamos fazendo tudo isso de forma cada vez mais digital, por um preço que vai te deixar de queixo caído. Afinal, ninguém deveria ter que escolher entre um óculos caro e um óculos mais ou menos.
  • Por que vocês fizeram essa mudança tão grande?
    • Porque não fazia sentido continuar operando numa lógica de mercado tradicional, cheio de assimetria de informações que resultavam em preços exorbitantes dada a falta de clareza pros clientes. O mundo das lentes é extremamente complexo, e, como clientes, gostaríamos de ser atendidos por vendedores que falassem a nossa língua e tivessem a intenção de nos deixar bonitos, confiantes e com dinheiro no nosso bolso ;;)
  • Por que "ótica do futuro"?
    • Quando falamos de futuro não estamos falando de futurismo, não traremos nada mirabolante ou completamente tecnológico. Falamos do futuro do ponto de vista de como enxergamos as empresas daqui pra frente: ágeis, inovadoras, focadas nas pessoas e com um papel transformador na sociedade. E claro, extremamente digitais!
  • Qual a diferença entre vocês e uma ótica tradicional?
    • Quais são as semelhanças além dos óculos? Rs
  • Como vocês conseguem oferecer esses preços?
    • Internalizando todos os processos de criação, indo direto aos fabricantes mais eficientes e cortando absolutamente todos os intermediários. Diferente do mercado que funciona com muitas etapas (fábrica + licenciamento de marcas + distribuidores + franquias óticas), nós temos tanto a marca, quanto os canais de venda próprios. 

      Só para dar uma ideia, a franquia ótica sozinha, que está no final dessa cadeia, tem uma margem de lucro superior a nossa.

  • Vocês deixaram de ser sustentáveis?
    • A gente já foi menor, então gerávamos menos impacto. Estamos crescendo e pensando de que maneira queremos impactar o mundo - social e ambientalmente. 

    • No âmbito social estamos doando 10% do nosso lucro para uma ONG chamada Renovatio! Isso significa que em 2021 vamos levar óculos com lentes de correção para aproximadamente 8.000 brasileiros com algum problema de visão.

    • No âmbito ambiental, estamos desenvolvendo produtos a partir do resíduos - como os óculos de canudos e outras novidades que já estão por vir. E a ideia é expandir essas linhas com mais modelos e qualidade para serem uma alternativa mais sustentável.

Lentes

  • Vocês fazem grau?
    • Sim! Atuamos como uma ótica e estamos prontos para fazer suas novas lentes de grau. Se sua compra for realizada online, é só escolher sua armação preferida e clicar na opção "Comprar com lentes". Em 4 passos você fecha seu pedido :)
  • Até qual grau vocês fazem a confecção das lentes?
    • As lentes "Resina de alto índice" possuem o índice de 1.67 e contemplam hipermetropia até +5.00, miopia até -6.50 e astigmatismo até -4.00.
    • Se seu grau estiver acima desses valores, entre em contato pelo atendimento@zerezes.com.br que checaremos com você a possibilidade de confecção do seu grau ::)
  • Para onde devo enviar minha receita?
    • Quando finalizar o processo de compra, você receberá um SMS e/ou e-mail contendo um link para um portal onde sua receita deverá ser anexada! Depois disso, você terá um retorno informando que recebemos a sua receita :)
  • Como faço a medição de DNP online?
    • A medição da DNP é feita depois que a compra é efetuada! Depois que finalizada a compra, você receberá um SMS e/ou e-mail solicitando essa medição. Ela também será feita dentro do portal (em que sua receita foi enviada).
    • Caso você entre por lá e não seja identificado um pedido, pode deixar que está tudo certo (sua compra só foi finalizada sem que um cadastro tenha sido criado)! Você só precisará criar um novo cadastro, com o mesmo e-mail informado no pedido.
    • Vale ressaltar que para a confecção dos óculos ser iniciada e finalizada, precisamos da sua receita e medida da DNP.
  • E óculos de sol com grau, consigo fazer online?
    • Infelizmente não, é preciso ir em alguma das nossas lojas físicas.
  • Quero comprar uma armação de grau somente para uso. O que devo fazer?
    • Nesse caso temos as Lentes de Filtro Azul sem grau, para amenizar o contato frequente com as telas. Caso o Filtro Azul não seja uma boa opção para você, a Resina Clássica também é recomendada para uso sem grau (se esse segundo for o seu caso, não esqueça de nos informar no atendimento@zerezes.com.br, após finalizar seu pedido, que serão lentes sem grau, apenas para uso).
  • As lentes são de qualidade?
    • São sim! Assim como nas armações não trabalhamos com marcas, vamos direto a fornecedores que atendem nossos padrões de qualidade para garantir o melhor produto aos nossos clientes!
  • Quais cuidados devo ter para garantir a durabilidade dos meus óculos?
    • O ideal é que eles sejam sempre guardados nas cases que vêm com eles.
    • Também recomendamos limpar as lentes sempre que possível com água corrente, sabão neutro e panos finos e macios. Qualquer dúvida é só mandar uma mensagem para a gente!

Óculos

  • Os óculos de vocês são sustentáveis?
    • Tentamos ter práticas responsáveis na nossa empresa como um todo, por isso perseguimos: a) criar um produto de qualidade, que te acompanhe por muitos anos, para que assim, o impacto que ele gera - de produção, transporte e descarte - seja diluído pelo tempo de vida dele; b) trabalhar com matérias primas de base renovável, como o acetato de celulose; e c) também buscamos matérias primas alternativas ainda mais sustentáveis como plásticos reciclados –  teremos até 2022 pelo menos mais duas linhas de produtos feitos ou a partir de reciclagem ::)
  • Como é fabricado o material das armações de acetato?
    • Eles são feitos de acetato de celulose. É um bioplástico, um material de composto natural que deriva de fibras naturais. Madeira e algodão são as matérias primas principais para fabricação do acetato por terem uma alta concentração de celulose, que misturado com ácido acético geram as chapas de acetato de celulose. Esse material é resistente, renovável, sem petróleo e de base natural.
  • Os óculos de madeira podem ser molhados?
    • Sim! Usamos uma resina de base vegetal – atóxica e biodegradável – para selar e impermeabilizar nossos óculos de madeira e serragem. Não recomendamos que isso ocorra com frequência, mas não é um grande problema.
  • O produto que eu vou receber é exatamente como a imagem que aparece no site?
    • Buscamos manter a maior fidelidade das fotos possível, mas algumas nuances de cor podem acontecer (principalmente nas madeiras, tortoises e óculos de Canudos).
  • Além da armação, o valor dos óculos contempla mais alguma coisa?
    • Sim! Seus óculos vão acompanhados de uma case rígida para guardá-lo e um paninho para auxiliar a limpeza das lentes :)
  • Os óculos têm tamanho único?
    • Sim! Cada modelo tem o seu tamanho específico, e essas dimensões estão descritas na própria página de cada produto. De qualquer forma, possuímos uma variedade de tamanhos (P, M e G) entre os nossos modelos e alguns deles estão disponíveis em mais de uma variação.
  • É possível customizar meus óculos?
    • Infelizmente ainda não temos essa disponibilidade :(
  • Como funciona a garantia dos óculos?
    • Oferecemos 1 ano de garantia nos nossos óculos de madeira, e 2 nos de acetato. Mas, independente de qualquer coisa, queremos prolongar a vida útil dos nossos produtos o máximo que pudermos.
    • Se tiver qualquer problema - independente do motivo ou data da compra - basta enviar uma mensagem para atendimento@zerezes.com.br que estaremos à disposição para prestar todo o tipo de suporte, conserto ou reparo.
    • Mais informações na aba "Política de Garantia", no rodapé do site!
  • Comprei um produto e veio defeituoso. O que devo fazer?
    • Se chegou até você um produto com defeito, pedimos que envie um e-mail para atendimento@zerezes.com.br em até 72 horas corridas do recebimento. A partir daí, faremos uma análise, e entenderemos a necessidade de uma troca ou devolução, enviando um novo produto se necessário!

Produção 

  • A produção de vocês é nacional?
    • Nesse momento, começamos a produzir os óculos de acetato na China, enquanto as linhas de canudos e madeira continuam no Brasil. 

      Conforme crescemos tivemos que buscar fabricantes maiores e mais profissionais.

      Ao longo dos últimos anos rodando a maioria dos fornecedores nacionais, vimos que praticamente 100% da matéria prima e insumos vinham da China porque simplesmente não existem substitutos nacionais, e entendemos que trazer chapas de acetato, sendo apenas 15% utilizado era tanto menos eficiente, em termos de custo, quanto pior em termos ambientais. 

      Entendemos que ser “produzido no Brasil” com 100% dos materiais vindos de fora, sendo sobretaxados na importação e deixando o produto mais caro, não fazia sentido. Preferimos ir direto à fonte e repassar totalmente essa economia de custo a todas as pessoas do nosso país que precisam de óculos para enxergar.

  • Por que fora do Brasil?
    • Viajamos para as feiras mais importantes da Europa e entendemos que hoje os fornecedores mais capazes e eficientes, bem como a principal produção de insumos (como acetato e charneiras), estão concentrados na Ásia. Na Europa ainda existem fábricas, mas muitas apenas compram peças da Ásia, montam e distribuem.
  • Quais as condições de trabalho dessas fábricas?
    • Fizemos inspeções dos produtos e das fábricas. Todas elas são certificadas pelos órgãos locais e passaram na inspeção das condições de trabalho feitas por uma multinacional especializada. Todos os funcionários da fábrica tinham a permissão de trabalho regulamentada pela Lei de trabalho, e a fábrica cumpre com todos os requisitos desta regulamentação.
  • Como garantir essas condições? Vocês fizeram algum tipo de auditoria?
    • O processo de escolha de fornecedores durou mais de um ano, em que uma multinacional contratada por nós visitou diversas fábricas chinesas para apresentar as que se enquadraram nos nossos padrões de produção, tanto referentes à qualidade quanto a condições de trabalho! Por conta da pandemia, ainda não conseguimos fazer visitas pessoalmente, mas assim como sempre fizemos com nossos fornecedores nacionais, pretendemos criar relações que nos possibilitem conhecer as pessoas por trás das empresas, e ter certeza que compartilhamos os mesmos valores ::)

Processo de compra

  • Quais são as regiões atendidas e preços de frete?
    • Realizamos entregas em todo o Brasil! No momento, oferecemos o envio por Transportadora (frete grátis) ou por Sedex (calculado conforme o CEP).
    • Para você calcular o custo de frete do Sedex, basta adicionar itens ao seu carrinho e inserir o CEP de entrega.
  • Quais são os prazos internos de envio?
    • Somente armação (armação de grau sem lentes e/ou solares): até 3 dias úteis para envio, a partir da aprovação do pagamento!
    • Armação com lentes de grau: até 7 dias úteis, a partir do recebimento da Receita e DNP (não esqueça de nos enviar seus dados assim que finalizar sua compra).
    • Armação com lentes sem grau: até 5 dias úteis, a partir da aprovação do pagamento!
    • Lembrando que o prazo fornecido no momento de escolha do modo de entrega, antes de finalizar a compra, já considera todos esses prazos internos ;)
  • Meu pagamento foi cancelado, como resolvo isso?
    • Ah, que chato! Mas não se preocupe, é só entrar em contato com a gente em algum de nossos canais de atendimento e iremos resolver isso!
  • Como sei que meu pedido já foi enviado?
    • Pode deixar que iremos manter as atualizações por e-mail! Você receberá uma notificação sobre o envio do pedido e, no dia útil posterior ao envio, o rastreio será encaminhado para o seu e-mail de cadastro.
  • Como posso acompanhar meu pedido?
    • Você receberá os e-mails confirmando os processos relacionados ao seu pedido (recebimento do pedido, confirmação de pagamento e envio), bem como o rastreio para que você possa acompanhar o status da entrega com mais facilidade.
  • Fiz um pedido no dia x e ele ainda não foi enviado! E agora?
    • Antes de mais nada, lembre-se que temos o prazo de entrega é composto pelo nosso prazo de envio interno + o prazo de envio. Caso esteja dentro desse prazo, não se preocupe que já já ele chega aí! Agora se por acaso ele tiver ultrapassado isso, entre em contato com a gente, em algum de nossos canais de atendimento, que buscaremos entender o que pode ter acontecido com seu pedido e garantir a resolução o mais rápido possível ;)
  • Qual o prazo para Trocas e Devoluções?
    • Em geral as trocas poderão ser efetuadas em até 30 dias, e as devoluções em 7 (conforme aba "Trocas e devoluções" no rodapé do site).
    • No momento atual, estamos com ambos os prazos de até 60 dias a partir do recebimento da compra!
  • Como realizo uma troca?
  • Armações compradas com lentes de grau (considerando lentes sem grau com Filtro de Luz Azul) podem ser trocadas?
    • Podem sim!
  • Posso realizar mais de uma troca?
    • Super possível! Mas, a partir da segunda troca, o custo do frete para envio dos óculos e das novas lentes (se for uma compra com grau) fica por conta do cliente.
  • Como realizo uma devolução?
  • Vocês estornam o valor referente ao óculos de devolução?
    • Se estiver dentro do prazo de 7 dias, o valor é estornado sim!
    • Vale relembrar que, no cenário atual, estamos com o prazo de 60 dias para trocas e devoluções, sendo também esse o prazo atual para estorno.
  • Onde posso experimentar um Zerezes?
    • Se você mora no Rio de Janeiro, temos 5 lojas físicas (Rio Sul, Shopping Leblon, Rio Design Barra, Ipanema e Centro). Os endereços e horários de funcionamento, você encontra na aba "Nossas lojas" no rodapé do site :)
    • Se você é do Rio (Barra, Zona Sul, Centro e Tijuca) ou São Paulo (capital), estamos com o Zerezes em casa disponível para ir até você, assim você experimenta quatro óculos, de sua escolha, na sua casa! Mais informações logo ali embaixo ;)
    • Caso não seja do Rio/São Paulo, estamos super disponíveis em nossos canais para te ajudar em uma escolha especial dos óculos <3

Doações 

  • Como funciona o projeto de doações?
    • Procuramos pelo Brasil por parceiros que pudessem viabilizar esse grande projeto de doações em parceria com a Zerezes. Achamos a Renovatio, uma organização social sem fins lucrativos, que tem como maior objetivo trazer saúde visual e doação de óculos de grau para aqueles que mais precisam. Eles têm uma estrutura montada para atender diversas regiões do Brasil que não tem acesso a saúde visual; por exemplo, 70% dos municípios não têm sequer um médico oftalmologista. Eles têm ônibus oftalmológico que conta com os aparelhos necessários para todo o processo de atendimento das pessoas. Junto com técnicos e oftalmologistas eles realizam os exames e montam óculos com lente de grau de forma rápida e com um custo baixo. Os óculos são da Good Vision Glasses, que tem alta resistência e são de fácil montagem.
  • Quem é beneficiado com o projeto?
    • Pessoas de diversas regiões do Brasil que não têm acesso a saúde visual. Por exemplo, 70% dos municípios não têm sequer um médico oftalmologista, com o Renobus conseguimos levar tecnologias de ponta do mercado oftalmológico para lugares como centro comunitários, comunidades (em muitas delas nem mesmo a polícia é autorizada a entrar), escolas públicas de difícil acesso, vilas do interior, entre outros locais.

  • Vocês doam um valor financeiro ou armações?
    • Nós decidimos doar 10% do nosso lucro para a Renovatio, esse valor financeiro vai equivaler a aproximadamente 8000 óculos doados até o final de 2021. Ao doar para essa instituição, os óculos utilizados são Good Vision Glasses, que tem alta resistência, são de fácil montagem e tem um custo baixo; permitindo que consigamos alcançar ainda mais pessoas do que com a doação de armações somente.

Zerezes em Casa

  • Quais as regiões disponíveis para participar do Zerezes em casa?
    • O Zerezes em casa é um projeto que está no começo, então ainda não estamos por todo o Brasil :( as regiões disponíveis são na cidade do Rio de Janeiro (Barra, Zona Sul, Centro e Tijuca) e em São Paulo (capital). Esperamos em breve estar por todo o país!
  • Quantos óculos eu posso experimentar?
    • São 4 óculos, sem tirar nem pôr ;;)
  • O frete é pago?
    • Não! O frete é grátis <3
  • Por que é cobrado R$1,00? E o pagamento precisa, obrigatoriamente, ser no cartão de crédito?
    • O valor cobrado é um procedimento de segurança interna, necessário para a finalização da compra. O pagamento precisa ser pelo cartão de crédito, para a aprovação imediata!
  • Qual o prazo de envio dos óculos, para experimentar?
    • A partir da aprovação do seu pedido, em até 5 dias corridos enviaremos para você!
  • Eu serei avisado sobre os processos do pedido?
    • Sim, pode deixar que todas as etapas serão comunicadas no seu e-mail cadastrado!
    • Ah, e qualquer coisa é só entrar em contato com a gente em algum de nossos canais e estaremos à disposição para ajudar no que for preciso :)
  • Quanto tempo eu posso ficar com os óculos?
    • A partir da data de entrega, você tem 5 dias para conhecer, brincar, testar, experimentar e escolher o Zerezes que irá chamar de seu!
    • No final dos 5 dias (corridos), faremos a coleta dos modelos na sua casa. Mas pode deixar que a gente te lembra disso um dia antes ;)
  • Preciso guardar a caixa que recebo para reenviar os óculos depois?
    • Sim, isso é super importante! Os óculos serão coletados da mesma forma que foram entregues para você, então também não esqueça de manter a caixa lacrada, junto com a etiqueta e Nota Fiscal.
  • Como ocorre a coleta dos óculos?
    • Se você mora em prédio, pedimos que deixe a caixa lacrada na portaria no dia que entrarmos em contato avisando sobre a coleta! Em casos de prédios sem portaria e casas, pode deixar que o responsável pela coleta avisará quando chegar - só não esqueça de deixar a caixinha pronta ;). Ah, se você viajar ou não estiver disponível na data combinada, é só nos avisar com antecedência e combinamos uma nova data.
  • Posso comprar e/ou reservar um dos modelos que estou experimentando?
    • Infelizmente esse é um controle direto que não podemos garantir :( Vamos fazer de tudo para te entregar o mais similar ao que você experimentou! Então, no momento que você decidir seu modelo, é só entrar em nosso site e comprar direto por lá! *Os 4 óculos precisarão, obrigatoriamente, ser coletados.
  • Quando eu decidir o meu modelo, já posso comprar com lentes de grau? E lentes solares com grau?
    • Opa, claro! Ao entrar em nosso site, você seleciona a armação que escolheu e terá a opção de "Comprar com lentes". Depois da aprovação da sua compra, entraremos em contato direcionando sobre o envio da sua receita! Sobre lentes solares com grau, infelizmente é um serviço disponível apenas em nossas lojas físicas.
  • Em caso de algum dano na armação enquanto estiver comigo para experimentar, o que acontece?
    • Poxa, infelizmente em casos de dano em alguma das armações enviadas será cobrado o valor integral dos óculos.
  • Caso eu receba alguma armação defeituosa, como é feito o aviso para vocês não acharem que fui eu?
    • Bom, neste caso, você deve entrar em contato com a gente assim que receber os óculos! A partir disso, nos mande algumas fotos e descrições do erro visível. Te responderemos o mais breve possível para resolver a situação :)
  • Já experimentei e quero fazer a compra do óculos. Posso fazer antes mesmo de coletarem?
    • Claro! Quando tiver escolhido o seu Zerezes, é só entrar em nosso site e fazer a sua compra <3
  • Pedi para experimentar em um endereço, mas quero comprar para outro. Pode?
    • Sem problemas! Como a compra será feita diretamente em nosso site, você irá preencher por lá o endereço de envio do seu pedido.
  • Por que alguns modelos e cores não estão disponíveis no Zerezes em Casa?
    • Selecionamos os modelos e cores que possuem maior demanda entre nossos clientes :)
  • Posso me inscrever no Zerezes em Casa mas buscar as armações em loja para experimentar?
    • Não! Esse projeto é exclusivamente online, então todos os processos são pelo nosso site.

Qualquer outra dúvida que venha a surgir, entre em contato pelo atendimento@zerezes.com.br e tentaremos resolver o mais rápido possível. ::)

Tirou suas dúvidas?
Então aproveite e...